CENA CONTEMPORÂNEA 2017

Choque. Tensões. Rompimentos. Justiça. O mundo não está para iniciantes e o Cena Contemporânea 2017 quer abrir os caminhos para o debate. Vamos mergulhar nas arenas do teatro, dialogar, olhar um pouco para nós mesmos, levar às últimas consequências os objetivos do fazer artístico e buscar alavancas para o futuro.

Em 2017, o festival acontece entre 22 de agosto e 3 de setembro, com formato que privilegia a multiplicidade de linguagens artísticas enquanto se ocupam as bravas salas teatrais que resistem dia após dia no cenário do Distrito Federal, com programação nas Regiões Administrativas de Ceilândia, Gama, Taguatinga, Estrutural, Planaltina, Samambaia e Plano Piloto.

Nesta, que é a 18ª edição do festival, queremos que o público veja no labor artístico um caminho para a transformação. Assim, o Cena 2017 traz um programa dedicado às minorias, na qual há espaço para debates de gênero e sexualidade, dramas familiares, credos, raça e observações sobre o fazer político em si. Peças da África do Sul, Espanha, França, Colômbia e Brasil compõem a programação.

Muito além de apresentações artísticas, o Cena Contemporânea firma seu compromisso com o campo do pensamento. No Cena Expandida, pensadores, críticos e acadêmicos das artes da cena encontram-se com criadores e público para discutir temas de primeira importância e suas relações com as artes.

Nas Atividades Formativas, a cadeia produtiva da cena é convidada a refletir o momento atual e munir-se de instrumentos para a luta e a revolução a que se dispõe a arte. No Encontros do Cena, estratégias para a internacionalização do teatro brasiliense e brasileiro são postas à mesa.

Já no Ponto de Encontro, o congraçamento geral e a troca entre públicos e elencos ganham seu mais democrático espaço, livre de preconceitos. Neste ano, a ocupação da Praça do Museu Nacional ganha a parceria com o Buraco do Jazz na primeira semana e apresenta uma curadoria musical de peso na segunda semana de festival.

Ao longo dos 13 dias de evento, vamos revisitar as microesferas da política e sociedade, na busca daquilo que o festival sempre almejou: desencadear, a partir da reflexão artística, soluções tangíveis para um futuro diverso e íntegro. O Cena Contemporânea 2017 te convida a ser um jogador decisivo na definição daquilo que queremos do mundo e de nós mesmos.

Realização

Patrocínio

Apoio

Incentivo e fomento

Este projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.