CARTOGRAFIAS DA CENA

No intuito de criar um espaço de interdisciplinaridade e reflexão em torno da programação teatral do Cena Contemporânea, as Cartografias da Cena convidam especialistas das mais diversas áreas para escrever sobre espetáculos do festival e suas áreas afins. Antropólogos, sociólogos, economistas, diretores e pesquisadores de teatro, letrados, educadores, ativistas, psicólogos, produtores, artistas e comunicólogos estão entre os nossos cartógrafos, que acompanharão os 13 dias de festival e publicarão textos sobre as peças, oficinas e debates no site cenacontemporanea.com.br. São eles:

Tânia Mara - Doutora em Antropologia Social. É pesquisadora e professora adjunta da UnB, atuando no Departamento de Sociologia, bem como é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres (NEPeM) da mesma universidade. Tem experiência e publicações na área das Ciências Sociais e Humanas, com ênfase nos seguintes temas: gênero, violência, representações sociais, saúde e religião.

Edemilson Paraná - Edemilson Paraná é pesquisador-bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mestre e doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). É autor do livro "A Finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional"

Eduardo Dimitrov - Doutor em Antropologia Social pela USP. É professor no Departamento de Sociologia da UnB. É vice-coordenado do Núcleo de Estudos de Arte e Poder no Brasil/IEB-USP. Ao estudar o modernismo pernambucano e as representações das elites locais, dedica-se à compreensão do processo de criação de identidades regionais e nacionais perpassando temas que interligam antropologia e sociologia da arte, literatura, história, patrimônio cultural e pensamento social brasileiro.

Felipe Areda - Mestrando em Literatura (UFSC), Bacharel em Antropologia (UnB), Felipe Areda investiga a produção cultural LGBT brasileira, interessando no desenvolvimento de linguagens homoeróticas, no estudo das violências e seus mecanismos de sujeição, na construção de epistemologias contra-hegemônicas. Realiza pesquisa na área de Literatura e Memória, Homocultura e suas Linguagens e Antropologia do Gênero e da Sexualidade. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a obra do escritor brasileiro Herbert Daniel (1946-1992).

Marcio Menezes - é mestre em Teatro, Drama e Educação / UnB onde defendeu a dissertação Dramaturgia Aberta – Dispositivo, Abertura e Participação. A dissertação é o resultado teórico de mais de 15 anos de trabalho como dramaturgo, diretor e ator em inúmeros projetos de teatro desenvolvidos com diversos parceiros e instituições, onde a poética de abertura era o norte da criação artística.

Mateus Guimarães - Sobrinho de Honestino Guimarães, Mateus é ativista social, artista, biopsicólogo, educador, produtor cultural e gestor público. Idealizador da Rede Memória & Invenção, tem se dedicado à criação e realização de projetos que confluam estas duas dimensões com o objetivo de promover a emancipação humana.

Daniela Diniz - Especializada em elaboração e execução de projetos culturais, roteirista e dramaturga. Atua com produção cultural multilingüe, assessoria jurídica, pesquisa de linguagem audiovisual e cênica

Fernando Martins - Mestre em Arte, pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília IdA /UnB (2011). Coordenador do Curso de Teatro - Bacharelado do Centro Universitário IESB. Atua como Diretor, Ator e Dramaturgo na companhia Teatro dos Ventos Confraria Artística, onde produziu inúmeros espetáculos e performances teatrais desde 2008.

Roberta Matsumoto - Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado em Cinéma,Télévision et Audiovisuel - Docum. Ethnogr pela Université de Paris X, Nanterre(1992), doutorado em Cinéma,Télévision et Audiovisuel - Docum. Ethnogr pela Université de Paris X, Nanterre(1998). Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade de Brasília e Pesquisadora Associada da Université de Paris X, Nanterre. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema. Atuando principalmente nos seguintes temas: Capoeira, Antropologia Visual, Documentário etnográfico, Cultura afro-brasileira, Técnica corporal.