COPRODUÇÕES CENA CONTEMPORÂNEA

Em 2016, o Cena Contemporânea apresenta duas coproduções inéditas, que projetam a Capital Federal à gira internacional do teatro contemporâneo. “A Floresta que Anda”, de Christiane Jatahy, é uma coprodução do Cena com o Le Centquatre de Paris, o tempo_festival do Rio de Janeiro, e o SESC. Já o espetáculo “Naufragé(s)”, dos hispano-brasileiros da cia Teatro de Açúcar, é uma parceria do festival com o Centro Dramático Nacional Francês La Comédie de Saint-Étienne.

24 e 25 de agosto, às 18h30, 20h e 21h30

A FLORESTA QUE ANDA – CHRISTIANE JATAHY/CIA VÉRTICE (RJ)

Mezanino do Museu Nacional de Brasília
Classificação Indicativa: 18 anos
Duração: 90 min

Último espetáculo da trilogia formada por ‘Julia’ (2011, inspirado em ‘Senhorita Julia’, de August Strindberg) e ‘E Se Ela Fossem pra Moscou’ (2014, baseado em ‘As três irmãs’, de Tchecov), dirigidos por Christiane Jatahy e que lhe renderam dois Prêmios Shell de Melhor Direção. Tem como inspiração o clássico ‘Macbeth’, de William Shakespeare, e radicaliza a pesquisa sobre os limites entre teatro e cinema.

30 e 31 de agosto, às 19h

NAUFRAGÉ(S) – TEATRO DE AÇÚCAR/FRANÇA-BRASIL

Teatro Funarte Plínio Marcos
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 90 min

Espetáculo que mistura dança, música, instalação e dramaturgia original para contar a história de um artista que usa a ficção para recriar a própria biografia. O medo do anonimato e a solidão o levam a arquitetar uma espécie de ilha ficcional, onde ele tenta ressignificar sua existência. Lá, conversa com a gravação de sua própria voz, debate filosofia com o sistema operacional de seu celular, promove sessões de karaokê, sem sucesso. Decide contratar um profissional para lhe fazer companhia.

30 de agosto a 02 de setembro, às 20h / 30 de agosto a 02 de setembro, às 20h

O FILHO – TEATRO DA VERTIGEM (SP)

Galpão Marc System – Taguatinga
Classificação Indicativa: 18 anos
Duração: 90 min

Inspirado em “Carta ao Pai”, escrita por Franz Kafka (1883-1924) em 1919, endereçada a seu pai e nunca enviada. Um documento vivo da relação conflituosa entre os dois. Um dos mais consagrados grupos teatrais brasileiros, o Teatro da Vertigem foi criado em São Paulo com a proposta de explorar os princípios da Mecânica Clássica aplicados ao trabalho do ator e tem caracterizado sua trajetória pela utilização de espaços não-convencionais.