LANÇAMENTOS - CENA CONTEMPORÂNEA 2017

Museu da República, 2 de setembro, 18h



LANÇAMENTO DO LIVRO “O QUE PENSAM OS CURADORES DE ARTES CÊNICAS”, DE MICHELE ROLIM

O livro da jornalista, pesquisadora, crítica teatral e mestra em Artes Cênicas Michele Rolim, lançado pela editora carioca Cobogó, reúne entrevistas inéditas dos principais curadores em atividade nos principais festivais de artes cênicas do Brasil. A grande maioria dos depoimentos foi captado durante o desenvolvimento da dissertação “Pensamento Curatorial em Artes Cênicas: interação entre o modelo artístico e o modelo de gestão em mostras e festivais brasileiros”, defendida em 2015, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Além de atuar como coeditora do site nacional Agora Crítica Teatral e membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro, AICT-IACT, filiada à Unesco, Michele Rolim vem participando de diversos festivais de artes cênicas no Brasil como crítica e debatedora. Agora, lançará seu livro durante o Festival Cena Contemporânea.


LANÇAMENTO DO LIVRO "POÉTICAS DO CORPO - INSTANTES EM CENA", ORGANIZADO POR ALICE STEFÂNIA CURI, RITA DE ALMEIDA CASTRO E MÔNICA MELLO

O livro "Poéticas do Corpo - Instantes em Cena" reúne artigos que tratam de aspectos relacionados ao trabalho do ator na criação cênica contemporânea, bem como da trajetória do coletivo Teatro do Instante, criado em 2009 no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Escrita por artistas-pesquisadores do coletivo e por parceiros de jornada, a coletânea traz reflexões sobre o papel do atuante num contexto que problematiza desde a centralidade do texto nas encenações ao uso de novas tecnologias na composição de espetáculos. O material foi organizado pelas também autoras Alice Stefânia Curi, Rita de Almeida Castro (Universidade de Brasília) e Mônica Mello, (Universidade Regional do Cariri), e traz artigos de convidados como Matteo Bonfitto (Universidade de Campinas), Alba Lírio (Professora e diretora no Brasil da The Vox Mundi School of the Voice), além de entrevista com Carlos Simioni, do Lume (Universidade de Campinas).

Mônica Vianna de Mello é professora do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri, onde também dirige o Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, em Juazeiro do Norte. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2011), integrou o grupo Teatro do Instante como atriz e pesquisadora de 2009 a 2015.

Alice Stefânia Curi é atriz, diretora e pesquisadora. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA (2007) e professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), desde 2009, onde coordena o Grupo de pesquisa Poéticas do Corpo na linha Dramaturgias de Ator. Também é coordenadora do Teatro do Instante.

Rita de Almeida Castro é atriz, diretora e pesquisadora. Doutora em Antropologia Social pela USP (2005). Desde 1995 é professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília e integra o programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UnB. Coordena o grupo Teatro do Instante. Em 2012 publicou o livro “Ser em cena. Flor ao vento. Etnografia de olhares híbridos”.


LANÇAMENTO DO LIVRO “EM CENA O ILUMINADOR”, DE PEDRO DULTRA

Pedro Dultra Benevides é Iluminador por formação prática no mercado de trabalho, habilitado em direção teatral na graduação pela Universidade Federal da Bahia e mestre pela mesma Universidade. Desde o ano de 2015 é Professor na UnB no curso de artes cênicas, onde além de ministrar disciplinas do currículo, coordena as ações formativas do laboratório de iluminação. Sua dissertação foi selecionada para publicação de um livro em um edital destinado à prática da Iluminação Cênica. Fruto de uma dissertação de mestrado e eleito pelo edital de livros do Seminaluz, sua obra valoriza um elemento do espetáculo pouco contemplado: a Iluminação cênica. O livro “Em cena o Iluminador” resgata breves eventos ao longo da história da tecnologia que atuaram na história do teatro. Neste sentido, destaca a evolução do sistema (a técnica) desde que deixou de ser um elemento coadjuvante para integrar efetivamente a arte da realização cênica.

Realização

Patrocínio

Apoio

Incentivo e fomento

Este projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.