A PAZ PERPÉTUA – ADERBAL FREIRE-FILHO (RJ)

Foto: Nil Caniné

Foto: Nil Caniné

A Paz Perpétua é uma fábula teatral, do premiado dramaturgo espanhol Juan Mayorga, e protagonizada por cachorros: Odin, Emanuel  e John-John, que disputam, através de um misterioso processo seletivo liderado pelo cão Cassius e pelo Humano, a prestigiada “coleira branca”, que só é dada à elite canina de combate ao antiterrorismo. A montagem foi eleita pelo Jornal O Globo entre as 10 melhores peças teatrais de 2016.

Juan Mayorga, mistura elementos de fábula e teatro e aborda, através de seus cachorros, temas como filosofia, autoridade, política, violência e a questão do terrorismo a partir da perspectiva das suas consequências políticas e morais nas democracias de hoje. 

A peça é um desdobramento do projeto ‘Internacionalização da Dramaturgia Espanhola’, coleção de livros de autores contemporâneos espanhóis com textos traduzidos por artistas brasileiros e editados pela Cobogó em parceria com o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília e o TEMPO_FESTIVAL. ‘A Paz Perpétua’ teve tradução do próprio Aderbal, que se apaixonou pelo texto e decidiu montá-lo.

Juan Mayorga é filósofo, matemático e dramaturgo espanhol. Ampliou seus estudos na Alemanha e na França. É autor de mais de 50 obras e detentor de alguns dos principais prêmios do teatro espanhol.

Aderbal Freire-Filho é um dos mais importantes diretores da cena teatral brasileira. Diretor, ator, autor, nasceu em Fortaleza e é radicado no Rio de Janeiro. Tem marcado a história do teatro no Brasil com experiências como o Grêmio Dramático Brasileiro (que ele fundou em 1973) e o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (fundado em 1989). Seu trabalho prioriza o ator como agente principal da linguagem cênica.

 

Texto: Juan Mayorga

Direção, Tradução e Cenografia: Aderbal Freire-Filho

Elenco: Alex Nader (Cassius), Gillray Coutinho (Humano), João Velho (Odin), José Loreto (John-John), Kadu Garcia (Emanuel) e Manoel Madeira (stand in)

Realização

Patrocínio

Apoio

Incentivo e fomento

Este projeto é realizado com recursos da Lei de incentivo à cultura do Distrito Federal.