AFINAÇÃO I – GEORGETTE FADEL (SP)

Foto: Maira B

Foto: Maira B

Em cena, a atriz e diretora Georgette Fadel interpreta a escritora, filósofa, pacifista, militante e mística francesa Simone Weil (1909-1943) para fazer uma verdadeira ode à razão. O texto, que inclui trechos dos escritos de Brecht, Hegel, da própria Simone Weil e algumas citações de Karl Marx, aborda as relações entre a opressão e o sofrimento no mundo, o incrível boicote ao pensamento racional e a urgência da liberdade.

O trabalho é de uma crueza e simplicidade cultivadas deixando todo o protagonismo para os movimentos do pensamento. Com muito cuidado, Simone afina as ideias, presentes nos sons e sentidos, e busca com muito fervor, fazê-las existir também no coração do público.

Um violoncelo é para Simone, o objeto de expressão dessa sutil afinação.

Georgette Fadel é atriz formada pela Escola de Arte Dramática EAD-ECA-USP; Diretora formada pelo Departamento de Artes Cênicas ECA-USP, Professora de Interpretação na Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André – SP e no Estúdio Nova Dança, São Paulo.

Prêmio Shell 2007 de Melhor Atriz (por Gota D’Água-Breviário).

Prêmio Shell 2009 Categoria especial pelo espetáculo “Quem Não Sabe Mais Quem é, O Que é e Onde Está, Precisa se Mexer”, da Cia. São Jorge de Variedades.

Georgette Fadel funda em 1998 a Cia. São Jorge de Variedades em São Paulo. Durante sua trajetória com a companhia, criou, dirigiu e atuou em mais de 8 espetáculos de sucesso que circularam por mais de 20 cidades do país, além de Portugal e Perú.

Em paralelo ao desenvolvimento do grupo Georgette atua como idealizadora, diretora e intérprete em diversos projetos expoentes das artes cênicas brasileira e internacional.

Direção, Dramaturgia e Atuação: Georgette Fadel

Sobre textos de: Bertolt Brecht, Hegel, Marx e Simone Weil.

Desenho de Luz: Julia Zakia

Cenografia: Fadel Jacob Fadel

Confecção das cadeiras: Josafá Torquato de Araújo

Direção de Produção: Carla Estefan

Fotos: Maíra Barillo e Julia Zakia

Vídeo: Julia Zakia

Colaboração: Luciana Froes e Cia. São Jorge de Variedades

Distribuição: Metropolitana Gestão Cultural

 

Realização

Patrocínio

Apoio

Incentivo e fomento

Este projeto é realizado com recursos da Lei de incentivo à cultura do Distrito Federal.