CARANGUEJO OVERDRIVE – AQUELA COMPANHIA DE TEATRO (RJ)

    Foto: João Júlio Melo

    Foto: João Júlio Melo

    Premiado espetáculo musical que narra a história da antiga região do mangue, no Centro do Rio de Janeiro, com sonoridade inspirada na estética do movimento manguebeat. A partir da figura de um ex-combatente da Guerra do Paraguai, que volta ao local onde morava e encontra tudo modificado, em 1870 (época em que ocorreram as obras de saneamento que dariam origem ao Canal do Mangue), a peça volta ao passado para fazer uma reflexão sobre o Rio de Janeiro dos dias atuais. A inspiração vem do geógrafo Josué de Castro: “No mangue tudo é, foi ou será caranguejo, inclusive o homem”.

    O espetáculo recebeu os prêmios SHELL e APTR de Melhor Texto, Melhor Direção e Melhor Atriz (Carolina Virgüez). Prêmio Questão de Crítica de Melhor Direção, Melhor Atriz (Carolina Virgüez) e Melhor Trilha (Felipe Storino).

    AQUELA COMPANHIA DE TEATRO – Criada em 2005 com a proposta de explorar a relação entre teatro e literatura, já produziu ‘Projeto K’, a partir da obra de Franz Kafka, ‘Sub: Werther’, inspirada em ‘Os Sofrimentos do Jovem Werther’, de Goethe, em ‘Fragmentos do Discurso Amoroso’, de Roland Barthes; e ‘Lobo nº 1 (A Estepe)’, calcado no romance de Herman Hesse, entre outros.

    FICHA TÉCNICA
    Direção: Marco André Nuns
    Texto: Pedro Kosovski
    Atores: Carol Virquez, Eduardo Speroni, Matheus Correia, Fellipe Marques e Alex Nader
    Músicos: Felipe Storino, Maurício Chiari, Pedro Kosovski
    Direção musical: Felipe Storino
    Iluminação: Renato Machado
    Produção: Núcleo Corpo Rastreado