MARATONA DE NOVA YORK – EL HORMIGUERO TEATRO (COLÔMBIA)

Maratona de NY 2_ Juan Camilo Arias

Foto: Juan Camilo Arias

Dois amigos, Mário e Esteban, treinam para participar da Maratona de Nova York. É de noite. Mas é uma noite estranha. Entre o cansaço do treino, a cumplicidade, a amizade dos dois, suas brincadeiras, discussões, reflexões, lembranças, perguntas sobre a vida e morte, eles vão, pouco a pouco, sendo levados, imperceptivelmente, a uma dimensão menos cotidiana e sempre mais suspensa. Espetáculo no qual se cruzam realidade, elementos cômicos, realismo e metafísica.

El Hormiguero Teatro – Companhia criada em 2012, por atores e bailarinos colombianos graduados na Colômbia e Europa, com o objetivo de investigar diferentes linguagens artísticas. Para seus projetos contam com a parceria de artistas multimídia, audiovisuais e de artes cênicas com experiências diversas no campo de encenação. O objetivo do grupo, para além da pesquisa e montagem de obras com temáticas socialmente comprometidas, é investigar as diferentes expressões artísticas, utilizando o teatro como um espaço para desenvolvê-las e libertá-las.

Gianluca Barbadori é formado em atuação pelo CSRT de Pontedera (PI), dirigido por Roberto Bacci/Italia. Em 1992 passa também pelo “Workcenter de Jerzy Grotowski e Thomas Richards”. Como pedagogo coordena diversos cursos em Festivais, Universidades e Escolas de Teatro na Argentina, Brasil, Colômbia, México, Uruguay, Hungria, Itália, Sérvia e Turquia. Como diretor e encenador criou espetáculos que circularam por diferentes cidades da America Latina, Europa e Ásia. Colabora asiduamente na Colômbia com o grupo “El Hormiguero Teatro”/Bogotá, no México com “La Coperacha”/Guadalajara e na en Itália com o “Teatro dei Venti”/Modena. Na Sérvia faz parte do grupo “Otvoreni Krug Novi Sad” e colabora com o “Belgrado Theatre Lab”/Belgrado. Dirige a Cooperativa “Ponte tra Culture Bogotá” e o “Bogotá Theatre Lab”/Colômbia.

Andrés Cabellero é ator, diretor, professor e gestor cultural com especialização em treinamento corporal e interpretação na Itália. Em Bogotá funda o grupo El Hormiguero de Teatro com Giancarlo Mendoza e Gianluca Barbadori e desenvolve projetos artísticos em comunidades carentes desde 2012. Atualmente coordena a programação dos cursos formativos da Academia de Artes Guerrero de Bogotá/COL.

Fernando Bocanegra é ator e professor de teatro físico formado pela Faculdade de Artes de Bogotá e pela Escola internacional de Mímica Corporal de Londres. Atuou em diversos filmes e espetáculo de teatro que circularam pelos principais festivais da Colômbia, Londres, Cuba e Portugal. Atualmente é docente de teatro físico na Academia de Artes Guerrero e colabora em projetos da Casa do Silêncio/Bogotá como professor e intérprete.

Texto: Edoardo Erba

Direção: Gianluca Barbadori

Atuação: Andrés Caballero e Fernando Bocanegra

Iluminação: Mario Ávila

Direção de Arte: El Hormiguero Teatro

Direção de Produção: Carla Estefan

Assistente de Produção: Luisa Guerrero

Distribuição no Brasil: Metropolitana Gestão Cultural

Apoios: Ministério da Cultura da Colômbia, Academia de Artes Guerrero/Bogotá e Ponte tra Culture/Itália.

 

Realização

Patrocínio

Apoio

Incentivo e fomento

Este projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.