O EQUILIBRISTA – LUCIANA MARTUCHELLI (DF)

Foto: Sartoryi Sartoryi

Foto: Sartoryi Sartoryi

Quais são as heranças, os modelos e as escolhas que transformam um menino em um homem em um artista e criador? Um Ator, ao tentar salvar os figurinos de um teatro em chamas, relembra suas origens e motivações nesse ofício. Um Anjo, descontente com o conforto da eternidade observa, do alto, a humanidade. Um Rouxinol canta para o Imperador Chinês próximo à Morte. Em uma ilha, Um Garoto e um Velho fazem barricadas contra o tempo. Uma poética contemporânea sobre novas masculinidades. De um lado heranças, modelos e legados insuficientes e desgastados, do outro, o medo de protagonizar a própria história com originalidade, comprometem a miríade de possibilidades do que um homem poderia ser.
CIA YINSPIRAÇÃO POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS – Fundada em 2002, por Luciana Martuchelli, tem foco nas artes visuais, performance e no treinamento técnico do ator. Dentre os espetáculos do grupo estão A Pagina em Branco (2005), MedeaGaia em Fúria (2007), Elizabeth Tudo (2011) – e Sonhos de Shakespeare (2015). O Equilibrista, mais nova obra, foi originalmente escrita em espanhol a convite da Corporação Colombiana de Teatro e seus festivais; recebendo após versão em português e recentemente em inglês, para se apresentar no Odin Teatret na Dinamarca.
LUCIANA MARTUCHELLI traz em sua carreira mais de 35 obras nas áreas de teatro, cinema, musica e dança, além de indicações e prêmios como diretora e atriz. Cineasta e dramaturga, graduada pelo Instituto Superior de Arte, em Havana e pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, onde também foi professora de literatura, encenação e multimeios de comunicação. Dirige, desde 2008, o Festival Internacional de Mulheres no Teatro – SOLOS FÉRTEIS, e a residência de excelência dramática “A Arte Secreta do Ator” com Eugenio Barba e Julia Varley (Odin Teatret) de quem traduziu para o português o livro Pedras d´Água, e esta desenvolvendo um novo solo, como atriz.
FICHA TÉCNICA
Direção, dramaturgia, cenografia, adereços e iluminação: Luciana Martuchelli
Ator: Filipe Lima
Músico: Guilherme Cezário
Prólogo: Eugenio Barba
Trilha Sonora: Luciana Martuchelli e Guilherme Cezário
Máscara Balinesa: Mr. Rawa
Figurino: Marcus Barozzi
Voz em Off: Fernando Montes – Teatro Varasanta
Masterização: Luiz Alberto Pires
Assistentes de Direção: André Aires, Joelma Pereira e Murilo Nascimento
Videos: Francesco Corbelletta, Luciana Martuchelli e Tauã Franco
“Madurecer”: Texto de Eduardo Rangel – Música de Luciana Martuchelli
Musicas originais: Luciana Martuchelli
Coach de textos: Gisele Lemper
Pesquisa: Filipe Lima e Luciana Martuchelli
Montagem e operação de Luz: Aroldo Lopes
Fotografia: Luciano Sartoryi