Histórico

O Cena Contemporânea nasceu em 25 de agosto de 1995 com o objetivo de inserir a capital brasileira no mapa das artes cênicas do Brasil e do mundo, promover o intercâmbio de ideias e de formação, alimentar o pensamento crítico, oferecer espaço e eco para a pulsão criativa dos artistas e provocar a reflexão sobre diversos aspectos do pensamento contemporâneo.

Desde a sua criação, o Cena se consolidou como um dos mais importantes festivais internacionais de artes cênicas do Brasil, programando espetáculos internacionais, nacionais e produções de artistas e coletivos do Distrito Federal, ocupando todos os principais teatros do DF e as ruas de Brasília e das cidades satélites, sempre com ingressos a preços populares ou gratuitos.

Em sua história, o festival recebeu milhares de artistas, apresentou espetáculos e performances de mais de 40 países de todos os continentes, promoveu algumas centenas de debates, encontros, conversas, oficinas e seminários envolvendo artistas e intelectuais do mundo todo, traçando um grande painel da produção e do pensamento do teatro e da dança na contemporaneidade.

Hoje, 26 anos depois de seu nascimento, mais uma vez, decidimos encarar esses tempos sombrios de pandemia e de grandes dificuldades para todo o setor da Cultura, para bancar o desafio de realizar um festival de artes cênicas inteiramente on-line e gratuito. Não está sendo fácil mas, como sempre, nos deu muito prazer. Em 2020, em nossa primeira edição on-line, tivemos aproximadamente 15 mil visualizações na internet, bate-papos provocadores, oficinas que instigaram os artistas a novas criações.

Em 2021, ainda em isolamento e com muita garra, estamos novamente realizando uma edição virtual do festival, agora com um pouco mais de experiência no ambiente digital. Mas seguimos ávidos por poder voltar a ocupar os teatros, com toda sua magia e a revolução na alma que isso nos provoca.

Num cenário tão árido para a arte e a cultura como tem sido o Brasil destes últimos anos, dar continuidade a um projeto cultural da magnitude do Cena Contemporânea exige esforço e muita paixão – além de altas doses de determinação, persistência, imaginação e ousadia. Isso não nos falta. Seguimos!